12 de julho de 2009

São ou Santo

Pois é, destacamos abaixo a Igreja Matriz São João Maria Vianney, o Santo Cura D'Ars. Desta forma a conhecemos, mas sempre tive um dúvida: se a regra nestes casos é denominarmos "São" antes de consoantes e "santo" antes de vogal, o "santo" em questão está correto? Ainda mais esta semana, em viagem de trabalho ao passar por Quatro Pontes-PR notei este seminário com o nome de nosso Padroeiro. Lá é "são".
Sabemos que ARS seria a cidade onde ele teria vivido, poderia então estar correto, já que designa a cidade. Ou seria a exceção a regra?
Quem se prontifica?

Atualizando:

Padre Genivaldo esclarece que "Santo" corresponde a "Cura", "Cura" é um outro modo de designar "pároco", é uma palavra latina que sugere cuidado, aquele que é responsável pelo cuidado espiritual da pessoas. A expressão "Santo Cura d'Ars" poderia ser "Santo pároco de Ars" ou "o pároco santo da cidade de Ars". A regra de "são" ou "santo" não se aplica aqui, pois ñ está diante de um nome próprio, designando uma pessoa, mas a função.
Genivaldo Ubinge

E mais, " gostaria de agradecer as fotos da Matriz Santo Cura d'Ars. Está muito dificil postar comentários no blog devido a alguma falha no programa...

Tá complicado mesmo, alguma solução seria esta. CLIQUE

Nenhum comentário: