20 de março de 2010

SAMU em Paiçandu

 O Governo Estadual anunciou  ontem (19) a liberação de uma unidade do Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - para a cidade de Paiçandu. Ao todo foram liberadas  48 unidades de suporte básico (USB), que serão entregues a 45 municípios, a partir do dia 25 de março.
Cada USB tem rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil (ambu). Além do motorista, a unidade conta com  um técnico em enfermagem. 

O atendimento do SAMU  é feito pelo telefone 192,  centralizado em Maringá, que é responsável pela orientação dos profissionais das ambulâncias para que façam o encaminhamento das vítimas até a unidade de saúde mais próxima. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Interessante tambem, que o motorista tenha um curso básico na área da enfermagem.

Anônimo disse...

Bem amigos...

Ao meio da escuridão eis que surge uma luz...
Parabens ao ilustríssimo Governador e toda Secretaria Estadual de Saúde...Mas sejamos bem claros.. ESTADUAL!!ESTADUAL...Não sejamos enganados...

Robson

Anônimo disse...

Parabéns também a adm. de paiçandu. alguém correu atrás.

Francisco Vieira Filho disse...

Muito importante a conquista do Samu para Paiçandu., E Junto com o Samu vem a UPA(Unidade de Pronto Atendimento) com a construção e consequentemente manutenção desse serviço, e inclusive facilitando a transferência de pacientes graves.

antonio disse...

éssa foi mais uma conquista do prefeito vladão e do secretario da saude de paiçandu o célio porque se esses dois não viabilisace o progeto e mandace para secretaria de saude estadual essa unidade do samu não viria para o nósso municipio. pra queles que só gostão de criticar a atual administrção vai ai algumas das conquistas do prefeito vladão. até agora e vem muito mais por ai.asfalto no jardin ouro verde / asfalto ja concluido do jardim santa luzia tres /um veiculo kombi zerinho para apae de paiçandu / uma ambulancia zerinha marca ducato / agora a conquista desse maravilhoso veiculo de emergencia o samu / então não é só criticar não gente vamos aplaudi tambem . né por exemplo paiçandu ja vem bagunçada a muito tempo se cada um fizesse um pouco no passado a nóssa cidade náo estaria assim.passarão pela administração anisio / Haroldo /saudoço piovan /jonas lima /moacyr / daiane / entre outrosdo passdo e naõ fizerrão nada para a populaçao do parque são jorge / itaipu / bela vista /monte carmelo / entre outros então esses ex. prefeitos ai tambem tem culpa dos bairros de paiçandu estarem néssa cituação.

Anônimo disse...

asfalto pela metade no santa lu
zia 3,tá faltando a outra metade.veja bem.

blog da galera disse...

até que enfim os paiçandu ganho uma unidade do samu.com essa viatura não teremos que esperar o siate vim de maringa.ela é equeipada igual o siate.so uma pergunta essa viatura vai ficar em paiçandu mesmo.aonde.alguem poderia me responder.me manda um recado no msn.paulo_hiphop146@hotmail.com

Anônimo disse...

os ex prefeitos não fizeram nada pelos bairros e o nosso ilustríssimo atual não está fazendo nem pelos bairros e nem pelo centro, logo poderemos estar lendo placas:visitem antes que acabe. qto ao carro do samu não fizeram nada mais que a obrigação.

Anônimo disse...

Asfalto não acontece por acaso e nem sem projetos anteriormente elaborados. O asfalto do Santa Luzia, Catedral, Primavera e Ouro Verde deveria ter saído em 2008 se não fosse erro no edital e ter que anular a licitação. Deixamos em obra o asfalto do Santa Lúcia e os projeto projeto e verba do catedral, primavera Sta. Luzia e Ouro Verde pronto, era só executar, mas houve erro no edital, todos lembram disso. Em 2009 deveria ter saído asfalto em outros bairros e 2010 poderia estar ampliando ainda mais.

Anônimo disse...

eu não vou me identificar porque eu sou membro do conselho municipal de saude da cidade de paiçandu. nós do conselho que sempre pedimos em nóssas reunioes melhorias na saude publica do nósso municipio. venho de publico parabenizar o esforço do secretario da saude dr.celio em conseguir esse veiculo equipado do samu para a cidade de paiçandu. é assim que se faz. ficar só criticando a cituação da saude publica de paiçandu e do Brsil é facil. agora eu quero ver resolver o problema da saude publica. temos que tirar o chapeu para esse secretario de saude o dr. celio com toda dificuldade ele tem conseguido muitas conquistas para a area de saude alem desse veiculo do samu o celio conseguiu tambem um onibus em parceria com o cisa amussepe para o transporte de pacientes de paiçandu que vão fazer exames em curitiba e tambem conseguiu uma ambulancia zero quilometro toda equipada para o municipio de paiçandu.é por isso que eu falo não é só criticar temos que parabenizar tambem por éssas conquistas.parabens secretario da saude dr, celio

Anônimo disse...

Este conselheiro deve ser um dos comparsas do Celio, pra falar tantas besteiras assim, que conselheiro é este, que se quer não vai ver a situação do hospital, Vc deve ser um conselheiro sem experiência e noções basicas de Saude, adianta trazer ambulâncias e não ter motorista, não ter médicos, não ter medicamentos, não ter comida no hospital e que belo exemplo de conselheiro vosssa pessoa é, só elogiar não adianta tem que por a mão na massa conselheiro, e pedir uma sindicância para ver as situação da saude.

Anônimo disse...

Não precisa falar nada, é só ver o que saiu hoje 23/03 no O Diário.Eles próprio falam, parabéns a Coordenadora do PSF, corajosa.

Anônimo disse...

esse conselho municipal de saude da cidade de paiçandu. tem que ser responsabilizado tambem pela situação que passa a saude publica do municipio.ali parece mais um partido politico doque um conselho de saude. são todos petista e eles brincão com a população e tem mais não entende nada de saude. as vezes o secretario de saude. quer fazer investimento no setor esse conselho de saude sempre impede qualquer desição nesta area.a população presiza saber disso todo assunto relacionada a saude publica de paiçandu tem que passar por esse conselho.e os membros desse concelho não entende nada de saude ai fica essa bagunça.e quem sófre é o povo. então esta na Hora da população em geral começar a cobrar tambem esses cidadoes que fazem parte desse conselho municipal da saude.a séde desse conselho fica ao lado do detran de paiçandu. e tem mais eles são tão incompetentes que só abrem a séde na parte da tarde e não divulgão o endereço nem da séde deles. é isso que acontece na saude de paiçandu.temos que cobrar não só o poder publico mas tambem esse conselho municipal de saude que. são culpado tambem pelo o que acontece na saude de paiçandu.

Anônimo disse...

sou funcionaria da prefeitura e hoje me decpicionei com a resposta do prefeito mas deus esta ao nosso lado esse e o nosso consolo.

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Em resposta ao anonimo do dia 23/03, das 21:48, este Conselho tem a lhe informar de 50% é Usuario,e posso lhe afirmar que além deles, ainda tem os Trabalhadores da Saúde, Gestores e Prestadores de Serviço, que trabalham em seus horarios de folga para ajudar a Administração Municipal fiscalizando, acompanhando, dando Sugestões para melhorar a saúde do municipio. Quanto a competencia de administração é do Poder Público.Podemos nós Conselheiros não entender de saúde,porque não temos nenhuma formação em area de saúde. Mas temos vergonha na cara, vontade de trabalhar, vontade de ajudar o municipio a sair desse buraco.Onde passamos o ano de 2009 inteiro procurando ajudar, mas o Poder Público ignorou, não abriu as portas para o Conselho para se ter mais transparencias,só respondem o que interessa. Este Conselho nunca negou de se fazer nada para o Poder Público, desde que fosse de maneira legal. Voce disse uma coisa que é certa, todos os documentos ou serviços que sejam prestados para a saúde pública do municipio devem ser passadas pelo Conselho analisar e dar seu parecer para que haja transparencias nas execuções. Portanto posso lhe afirmar e provar que no ano de 2009, foi feita apenas 03 deliberações.posso lhe dizer que nas questões de licitação este Conselho deveria participar desde a tomada de preço, acompanhar o processo do começo ao fim. Isto não aconteceu não por culpa dos Conselheiros, porque não podemos ficar de plantão 24 horas na administração pública, para saber quando vai acontecer isso ou aquilo, é obrigação do Poder Publico passar as informação ao Conselho. Portanto diante de tudo que vem acontecendo na saúde de Paiçandu, ou que deixe de acontecer, entendemos que o Gestor possilvelmente queira forçar uma terceirização da saúde do municipio. O qual tira um peso de suas costas,ou seja terceirização é a incompetencia de não poder administrar. Vamos esperar os acontecimentos, mas não quietos, temos que mobilizar a Sociedade Civil de modo geral para se refletir nestes casos. É melhor ter uma saúde administrada 100% SUS gratuito com competencia, procurando as parcerias certas, convenios, pactuações, ou entregar para terceiros e quando as coisas não andarem bem, voce não tem o direito de fiscalizar acompanhar e saber o que esta acontecendo. Vamos refletir para depois fazer julgamentos de maneira que não tenha arrependimento.

Ministério da Saúde disse...

Olá, blogueiro!

O SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento – UPAS 24h estão unidos para aprimorar o atendimento de saúde para todos os cidadãos brasileiros.

O SAMU fará o primeiro atendimento ao paciente, que será encaminhado às UPAS 24h para ser tratado de acordo com a gravidade do seu caso. Toda UPA 24h tem consultórios de pediatria, clínica médica, odontologia, além de laboratórios e salas de raios-X. Também conta com leitos de observação para crianças e adultos, com o objetivo de estabilizar pacientes mais graves até serem levados a um hospital.

Saiba mais acessando http://www.upasamu.com.br, ou mande email para comunicacao@saude.gov.br

Obrigado,
Ministério da Saúde