12 de abril de 2010

Segurança em debate

Muito tem preocupado os moradores, as últimas notícias que temos em relação à segurança da cidade. Foram vários os casos de roubos nos  últimos dias: nas Lojas Mânica, no Supermercado Bom Dia,  uma mercearia e uma lanchonete próximo ao Hospital São José, uma tentativa de invasão ao Mercado Jovidi, no Paulista. E esclarecendo,  a Panificadora Predileta não foi assaltada, afirmou o Delegado José Nunes, houve uma preocupação dos funcionários com suspeitos, por isso a Polícia foi chamada. 

Pois bem, hoje esta preocupação foi destacada pelo leitor Tiago, que nos enviou mensagem via email:

"Bom dia,
Gostaria de sugerir que fosse feita uma postagem sobre os crescentes roubos, pois só esse fim de semana fiquei sabendo de 2 pessoas próximas que tiveram as casas invadidas..."

Arrombamentos em residências são bem freqüentes e comuns, e esta forma de violência quando sentida na pele, é comum a vitima condenar todo o trabalho da Polícia, sentir-se fragilizado, sem ação...
Em outra oportunidade,  leitor deu a dica:

"O jeito é reunir conselho de segurança, associação comercial e demais entidades organizadas e cobrar do Estado uma resposta. Há tempo se espera esta resposta. Paiçandu cresceu."

E como forma de incrementar mais uma discussão sadia, neste espaço,  sobre este tema tão sério, nos chega outro email, do Sérgio Loni, - presidente do Conselho Municipal de Segurança, que esclarece:

"Ricardi, como é de seu conhecimento a Policia Militar de Paiçandu, nesse final de semana prendeu 2 adolescentes responsáveis por diversos arrombamentos.  Em um dos casos o policial Odecio que estava de folga, suspeitou de um jovem que passava com um saco, à cavalo, e o seguiu,  pedindo apoio dos policiais de plantão, que fizeram a abordagem e constataram tratar de produto de arrombamento, em uma empresa do Parque Industrial Bela Vista II, o detido confessou aproximadamente  mais 10 arrombamentos na cidade, (só lembrando é menor e não vai ficar preso muito tempo). 

Outro caso,  também menor foi detido, e confessou que os produtos de arrombamentos feito por eles era trocado por drogas (crack), e o referido receptador tambem foi conduzido à delegacia.
Também sobre os assaltos à mão armada, os envolvidos já foram identificados e reconhecidos pelas vítimas através de fotos, é só questão de tempo para efetuar as prisões. Lembrando que se trata de ex-detentos da PEM, que foram soltos pela justiça à cerca de um mês.

Gostaria aqui de enaltecer o trabalho do soldado Odecio, que mesmo de folga realizou um excelente trabalho, juntamente com os policiais que estavam de plantão, soldado Ezio e Sanches, e também pela apreensão de duas armas no final da semana passada pela mesma equipe.

Parabéns a toda equipe do Destacamento da  Policia Militar de Paiçandu.


Então,  terminando este post  imenso para ressaltar, os crimes acontecem...a Polícia tem feito sua parte possível. Mas diante de tantas situações: (presídios,  ex presidiários na rua , menores acima da lei, tráfico de drogas) acredito que medidas mais drásticas devem ser tomadas, visando a segurança de nossa gente. É um assunto pertinente para ouvirmos as idéias de nossos esclarecidos leitores... 


19 comentários:

Anônimo disse...

E fazem o que com os menor que não vão preso? Fica solto na rua denovo, e com ceteza vão roubar outro.
A proxima vitima pode ser vocee.

Anônimo disse...

com certeza, é uma falha da justiça, não da policia.
não se pode fazer justiça com as proprias mãos.

Anônimo disse...

com certeza, é uma falha da justiça, não da policia.
não se pode fazer justiça com as proprias mãos.

Juliana Alencar Silva disse...

Esse post foi mto oportuno, até pensei em sugerir, pode até estar tendo prisões e tal, mas pq esse n° de arrombamentos ñ diminuiu?? No Centro de Educação do JD catedral, foi arombado domingo de páscoa, arrebentaram 2 portas, uma casa vizinha foi arrombada levaram várias coisas, no centro próximo a KAKE Modas essa noite de domingo (11/04) tbm foi roubada.... o que está acontecendo com essa cidade??!!
Parece que aqui não tem segurança, não tem prefeito, não tem Ninguém!!!!!!!!! Parece que tudo está abandonado!!! a Deus dará!!!!!! Sem contar os demais problemas!!! deve-se tomar providências jááááááá! Ou será que o Vladão vai esperar que roubem a casa dele????!!!

Unknown disse...

Paiçandu parece ser mais um Pontinho no mapa!!! parou no tempo!!!!!!!!!
As coisas acontecendo, ROUBOS, LIXO por todo lado, MATOOOOOOOO, POVO QUEIMANDO TDO, DENGUEEEEE!!!! e NINGUÈM FAZ NADAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

afjp disse...

entao gente voces virao o que disse o policial ex detento solto a um mes ja pensaram o que vai ser de nos moradores de paiçandu quando esse presidio semi aberto estiver funcionando a todo vapor adeus liberdade dos moradores ai sera nos e que teremos de ficar preso em nssas casas e cade o prefeito de paiçandu para se juntar a tal regiao metropolitana e ir ao governador Peçuty e pedir que se traforme e um presidio industrial aonde os detentos possam trabalhar para seu proprio sustento e a populaçao ter seguraça

Leandro da Silva Oliveira disse...

Para você ver como anda desenfreada a situação de roubo e furto em nossa cidade. Pense ainda que futuramente, bem próximo, teremos o presidio de regime semi aberto em nossa cidade. E ai a coisa que já anda feia, nem sei o que vai se tornar. Um presidio de regime semi aberto que trarão noticias e atos respectivamente negativas.
Além do medo do cidadão Paiçanduense nos dias de hoje, o que faremos com tantos presidiários a luz do dia solto nas ruas quando este presidio foi ativado? Olha temo muito, por que sou cidadão, moro aqui a mais de 21 anos e pelas noticias que andam a situação tendem só agravar na segurança. Não somente na segurança, mais também em outros aspectos, que no momento, não vem ao caso. Sim, a policia faz sua parte, até parabenizo o efetivo militar e civil. Só que chegamos a uma situação desordenada dos roubos, furtos e assaltos. É de dar medo.
Uma outra observação que faço aqui, pessoas desconhecidas andam pela minha rua. Mais precisamente em frente da minha casa parada na noite de segunda dia 12. Dois homens ficaram olhando a minha residência. Detalhe: Eu estava voltando da casa de um amigo, e quando deparei de longe com a cena, mais bem visível, fiquei só observando pela esquina de minha rua. Agora pergunto: Que elementos esses desconhecidos e estranhos estavam de olho na minha casa (por volta das 22:00)ai já fico de orelha em pé. Coisa boa não é!. E mais, quando resolvi me aproximar, andar na rua, os tais elementos, saíram pelas calçadas de cabeça baixa, olhando pro chão, e continuei encarando-os até que virasse a esquina e por fim sumisse.Os elementos suspeitos apresentavam de 22 a 25 anos (imagino eu). Grito por socorro, grito por segurança, não somente eu, mas sim todo cidadão de bem Paiçanduense.

Leandro da Silva Oliveira disse...

Meus amigos falo uma coisa: Não é fácil viver neste mundo de insegurança. Sabendo que a qualquer momento você, eu , pode ser a próxima vitima.

Anônimo disse...

Paiçandu está virando terra de ninguém, sem prefeito, sem segurança, sem saúde. os camelos de londrina ja estao fazendo ponto na cidade maringa agora estão aqui. Não temos segurança, sempre que alguem precisa de viatura fim de noite sempre estão em ocorrência em agua boa, sempre. so tem uma na cidade inteira.

CONSEG disse...

sempre que observar alguém em atitude suspeita, o melhor a fazer é ligar para 190 policia militar, passar as caracteristicas dos suspeitos.
com essa atitude voce evite o transtorno, seu ou de seus vizinhos.
e sempre que alguém tiver algum bem roubado, deve-se registrar a ocorrência na policia civil.

Sérgio Loni

Anônimo disse...

Paiçandu está feia a coisa, Prefeito só sabe dar risada dos fatos, ruas esburacadas bom acho que os buracos é porque nosso prefeito adora fazer trilha com sua Dt 180 e agora de fusca baggio para trilha, mas pena que nossas motoso e nossos carros não são, que está feliz são so donos de oficinas,,,,a Saúde tá uma comedia (Volta Cida Suyti), socorre, os funcionarios publicos tiveram suas gratificações cortadas não recebem mais horas extras isso tudo para poder pagar os sutos Salarios de seus cargos de confiança, a Segurança publica totalmente desprovida de amparo para realizar seus trabalhos falta policial e meio para que os mesmos realizem rondas em nossa cidade (Zanão Fazendo falta)nesse fim de semana aconteçeu varios arrombamentos em residencias e comercio na cidade, me pareçe que vamos nós ter que nos refugiar na delegacia porque os marginais e ladrões fiquem tranquilos nas ruas praticando seus delitos, resumindo não seu oque será de nós moradores dessa cidade, enquanto o nosso Administrador Publico vive sorrindo sorrindo, nós moradores chorando em ver o descaso da com a população e a perca de coisas que tanto lutamos para conseguir....

Leandro da Silva Oliveira disse...

Valeu Sérgio pela dica (CONSEG), é o que temos que fazer certamente! Abraço!

Anônimo disse...

Ligar para o 190 é facil, difícil é ter policial para ir averiguar ocorrido, conseg vê se consegue trazer mais elementos militares para paiçandu e larga desta politicagem.

Anônimo disse...

boa sugestão sergio loni, será que vai resolve o problema da cidade assim?

Anônimo disse...

duvido muito porque há algum tempo atras liguei pedindo ajuda porque um elemento havia pulado o muro da minha vizinha e a resposta que eu tive foi" se acontecer algo mais grave a senhora liga novamente pois estamos sem viatura". o que será que acontece com esses carros heim?????????///

Anônimo disse...

E aí o que vc diz sergio loni?

Anônimo disse...

Gente trazer mais viaturas e policiais pra cidade parece uma "Missao quase Impossível" estava pensando em toda a populacao se mobilizar da seguinte maneira: além de cuidarmos da nossa casa, nossa seguranca vamos comecar a se preocupar com a casa dos nossos vizinhos também. Muitas familias trabalham o dia todo, outros ficam em casa. Sempre olhando se tem alguem com uma conduta duvidosa na rua, observando as casas, enfim, se vc perceber algo estranho ligue pra policia imediatamente. O que e de rotina já, muito roubos acontecem e os vizinhos NUNCA escutam nada, NUNCA acham que ninguem estranho que nao seja da familia entrou na casa, etc. Gente denunciar as atitudes suspeitas IMEDIATAMENTE. Nao e pra esperar o "cara" entrar na casa do vizinho pra tomar uma atitude. LIGAR IMEDIAMENTE pra policia.
Alguns dias atras vi uma reportagem na TV de um bairro que tds os moradores tem um apito, quando suspeitam de alguma pessoa na rua eles apitam, e todo mundo sai apitando tbm e ja alguem liga pra policia. Precisamos de ideias que ajudem as pessoas a se defender porque janelas com grades, cercas eletricas, portao eletronico nao estao garantindo seguranca de ninguem na cidade!!

Conselho Com. de Segurança disse...

ao anonimo das 20:10 do dia 15/04/10

Bem amigo, se voce tiver alguma sugestão, que resolva, ou amenize as deficiencias do atendimento da Policia, por gentileza nos ajude, que com toda certeza, sera de grande valia para toda a população do pais, que também tem as mesmas dificuldades levantadas nos comtarios desse Blog.

estou a sua disposição para responder seus questionamentos, e apreciar suas sugestões.

Sérgio Loni

Anônimo disse...

com tantas reclamações aí, sérgio, já facil para vcs elegerem as prioridades. voces estão aí para resolver o abacaxi.